Blog

O que são materiais verdes e como usar na sua obra?

O que são materiais verdes e como usar na sua obra?

Os materiais verdes são opções sustentáveis de recursos utilizados em uma obra. Eles podem estar presentes desde a estrutura até o acabamento. 

Para conhecer mais desse tipo de solução, os benefícios e como utilizá-los, continue a leitura. Reunimos tudo que você precisa saber sobre o assunto.

O que são materiais verdes?

Os materiais verdes entram no conceito do que é ecologicamente correto. Ou seja, esses insumos foram recuperados e transformados em novas soluções. O que permite a criação ou ampliação das suas funcionalidades originais. 

Em outras palavras, são materiais restaurados, provenientes da reciclagem dos mais diversos tipos de resíduos sólidos. Segundo um estudo, há 10 critérios técnicos de sustentabilidade que ajudam a selecionar esse material. São eles:

  • Consumo de água e recursos energéticos para a fabricação;
  • Geração de poluentes na fabricação;
  • Redução de matérias-primas e uso de materiais recicláveis;
  • Distância entre obra e a fábrica e procedência do produto;
  • Geração e gestão de resíduos na obra;
  • Economia de energia ou água de operação;
  • Durabilidade e facilidade de manutenção;
  • Reciclabilidade do produto e destinação pós-consumo;
  • Emissão de substâncias nocivas à saúde humana;
  • Legalidade e responsabilidade socioambiental do fabricante.
  • Na construção civil, o material verde oferece mais qualidade de vida ao empreendimento porque possui alto índice de durabilidade, eficiência e resistência.

Além disso, reduz os impactos da construção civil ao meio ambiente. De acordo com dados da CBIC, apresentados pelo EXAME, mais de ⅓ dos recursos naturais extraídos no Brasil vão para a indústria da construção. 

E 50% da energia nacional gerada abastece a operação das edificações. O setor é um dos que mais produzem resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Logo, é responsável por mais de 50% dos entulhos de construções e demolições.

Conforme dados da ONU,  o setor conta com uma demanda de 34% de energia. Sendo que cerca de 37% das emissões de CO₂ estão relacionadas à energia.

Por isso, a importância de usar materiais verdes na construção civil. Afinal, eles vão à contramão desses dados negativos do setor e colaboram para a sustentabilidade, eficiência e aumento da vida útil das obras.

Como os materiais verdes podem ser aplicados na obra?

Cabe destacar que os materiais verdes precisam ser uma decisão em conjunto de todos os envolvidos da obra. Isso porque, ainda conforme o estudo citado antes, mais 70% da seleção dos materiais é feita na fase do projeto e orçamento

Contudo, aproximadamente 30% é feita durante a fase de execução no canteiro de obras. Isso nos mostra que, infelizmente, os materiais selecionados são alterados durante a construção.

Muito disso se deve, geralmente, à falta de entendimento sobre o assunto. Isto é, o desconhecimento quanto a esses dados e a eficiência desse tipo de material faz com que outros critérios se tornem mais relevantes. Como o preço, por exemplo.  

Mas, para evitar que isso aconteça, reunimos alguns exemplos de materiais verdes que podem ser aplicados em obras para promover sustentabilidade e eficiência. 

Confira a seguir!

Concreto reciclado

Segundo dados da CBIC, em média de 2% a 3% da produção de uma concreteira é descartada como resíduo. E o concreto reciclado é uma alternativa verde para as obras. Afinal, praticamente todos os tipos de concreto podem ser reciclados.

Eles podem ser adquiridos ou fabricados. Ainda conforme a CBIC, para os concretos endurecidos, é possível utilizar um britador especial capaz de realizar a reciclagem e renovação dos lastros e das sobras.

Já para o concreto fresco há duas formas de realizar a reciclagem. No primeiro é adicionado um aditivo estabilizador para manter o concreto hidratado e fresco por mais tempo. E no segundo são usados equipamentos mecânicos, os recicladores. Depois, a lavagem forçada com água sob pressão para separar o cimento.

Cabe mencionar que a reciclagem desse material gera benefícios econômicos para o projeto devido à redução de custos com a aquisição dele. E a eficiência desse insumo continua a mesma, sem afetar a funcionalidade do concreto.

Telhado verde

O telhado verde é mais uma opção de material ecologicamente correto que colabora com a sustentabilidade dos usuários. Ele tem esse nome porque é coberto por plantas e vegetação, envolvendo técnicas de impermeabilização e plantio.

Esse material verde contribui com o controle térmico do empreendimento. Isso porque a terra, a água e os vegetais utilizados em seu desenvolvimento absorvem o calor mais do que em sistemas convencionais. 

Dessa maneira, haverá um maior conforto térmico no projeto. O que contribui para a economia de energia elétrica, poupando os recursos naturais. O telhado verde também colabora para o conforto acústico, já que absorve melhor os ruídos.

Tintas à base de óleo vegetal e água

As tintas à base de óleo vegetal e água são considerados produtos verdes porque reduzem a emissão de substâncias nocivas à saúde humana e ao meio ambiente. 

Afinal, as tintas convencionais são produzidas a partir de uma mistura de diferentes elementos químicos, geralmente poluidores e tóxicos. Como, por exemplo, o petróleo, resina, colas e outros. 

Assim, os produtos à base de óleo vegetal e água são menos nocivos aos recursos naturais e geram o bem-estar da população, seja durante o uso ou no descarte.

Tijolo ecológico

O tijolo ecológico é um material verde que, ainda conforme o estudo citado anteriormente, é composto por areia, cimento e água. Ele não precisa de nenhuma queima, lenha ou combustível, o que o torna ecologicamente correto.

Os blocos de tijolo ecológico que quebrarem podem ser reutilizados, diferente dos tradicionais. Assim ocorre menos entulho e desperdícios! Além disso, possuem aplicações técnicas simples, o que permite ganhos como:

  • Controle de perdas, disponibilidade de reabastecimento;
  • Baixo custo em comparação às alvenarias convencionais;
  • Durabilidade e segurança estrutural;
  • Eficiência construtiva;
  • Facilidade de manuseio;
  • Maior conforto e estética.

Revestimentos sustentáveis externos e internos

Por fim, um grande exemplo de materiais verdes são os revestimentos sustentáveis. Eles são 100% recicláveis e ecologicamente corretos

Essa é uma solução composta pela madeira plástica (Wood-Polymer Composite – WPC), que substitui a madeira convencional. A matéria-prima é feita a partir de resíduos de madeira, com resina plástica e polietileno (PE) reciclado. 

E é justamente essa composição que permite gerar benefícios quanto às cargas inorgânicas no reforço termoplásticos. Bem como ajuda a tornar a solução mais leve e menos abrasiva. 

Tudo isso com base no menor consumo de energia. O que colabora para a estabilidade em toda a sua cadeia. No guia abaixo, a gente explica todos os detalhes deste produto verde disponível no mercado.

Sustentabilidade

Ainda segundo o estudo citado no começo do texto, em todo o mundo, são produzidas cerca de 1,5 milhões de toneladas de WPC.

Isso se dá a sua possibilidade de promoção de qualidade estética, sem causar impactos ao meio ambiente. Ela conta com a aparência semelhante a madeira natural e com vasta opção de cores.

Além disso, podem ser usados em ambientes externos e internos, garantindo maior durabilidade em várias áreas e espaços. O motivo para isso é que possuem maior resistência à água, intempéries e ação do tempo. 

Também possui a vantagem de não gerar patologias, não sofrerem com a ação de cupins e pragas. Como consequência, possuem baixa manutenção.

E agora?

Os materiais verdes, como vimos, são excelentes opções para quem deseja obter ganhos técnicos e estéticos nas obras. E tudo isso sem causar prejuízos ao meio ambiente. 

Há inúmeras formas de utilizá-los na cadeia da construção. Com destaque para os revestimentos sustentáveis na qualidade estética e funcional do empreendimento. Com eles, é possível garantir o conforto, bem-estar e vida útil ao projeto. 

E se você deseja investir ainda mais na sustentabilidade, recomendamos a leitura de nosso conteúdo sobre obra ecológica. Com ele você terá acesso a informações sobre o assunto e dicas de como obter esse tipo de obra. Clique aqui para ler.

Compartilhe

Veja também