Blog

Impactos do conforto térmico nos projetos

Conforto térmico nos projetos: quais são os impactos?

O conforto térmico nos projetos é uma característica valorizada pelos consumidores e pelos profissionais da construção civil. Portanto, é uma sensação que garante a satisfação do cliente e destaque na obra. 

Além disso, a qualidade térmica dos espaços é fundamental na preservação do meio ambiente e da saúde pública. Deseja entender mais do assunto? Continue a leitura e tenha acesso às principais informações sobre esse assunto.

Entenda a importância do conforto térmico nos projetos

O conforto térmico nos projetos tem sido amplamente discutido nos últimos anos. E não apenas como solução comercial para as construções, mas também como alternativa viável nas pautas globais acerca da sustentabilidade.

Isso porque possui uma relação direta com a saúde, bem-estar, qualidade de vida e preservação ambiental. Uma explicação para entender o conceito vem de um artigo que cita a Norma Internacional ASHRAE Standard 55-92.

Através dela, podemos dizer que o conforto térmico é “a condição da mente que expressa satisfação com o ambiente térmico. Ou seja, a condição de conforto é algo subjetivo”. E, também, revela sensações únicas em cada pessoa.

Isso implica na relação direta entre os usuários do empreendimento. Essa é uma área ainda muito ampla e com diferentes estudos. Por isso mesmo não se tem parâmetros universais quanto à sensação térmica.

De qualquer forma, todos os especialistas concordam que estamos diante de uma incrível adaptabilidade dos usuários nesses ambientes. Até porque os consumidores modernos estão mais exigentes quanto ao conforto nos seus espaços.

Logo, eles preferem ter um maior controle quanto a iluminação e ventilação. O problema é que nem sempre os aparelhos de refrigeração conseguem alcançar essas demandas. É nessa hora que entra a importância de entender o conceito.

Torna-se fundamental que o projeto considere esses aspectos relacionados ao conforto térmico. Assim, é possível ter um condicionamento diferenciado, com a ajuda de materiais que contribuam para isso ou de forma natural.

O conforto térmico como diferencial de mercado

Na prática, as edificações precisam aproveitar os ventos regionais. Para, então, minimizar os gastos com energia e climatização. Logo, é preciso considerar as características das regiões em que os projetos estão localizados. 

Contudo, esse é um processo que, ainda segundo o artigo, parece não ser incorporado na atualidade. O que tende a resultar em edificações com baixa qualidade ambiental dos espaços internos. 

O resultado é que vão em busca de sistemas de condicionamento artificial para corrigir este problema. Mas, cuidado com a insatisfação dos usuários.

Se a sua obra não tiver como intuito gerar um bom conforto térmico, ela poderá ter efeitos negativos na percepção quanto à qualidade do seu trabalho. O que causa má reputação e dificuldades na aquisição de novos clientes.

O outro lado também é verdadeiro: com os investimentos e aplicações de técnicas que beneficiam essa ideia, os arquitetos e outros profissionais são mais valorizados. Afinal, suas obras trazem aquela sensação de aconchego e bem-estar.

Quais são os impactos desse conforto?

Que o conforto térmico nos projetos gera efeitos importantes para a saúde do seu negócio, já sabemos. No entanto, vale a pena destacar mais os impactos dessa técnica no meio ambiente e na saúde pública. Porque eles são gigantescos.

Conforme informações do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (labEEE), o setor de edificações é o mais promissor em termos de diminuição nas emissões de carbono. 

E segundo o IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), citado pelo labEEE, o ideal para isso acontecer é garantir mudanças no design, com foco na diminuição do uso de ar-condicionado. 

Também existem outras estratégias que devem ser adotadas. Por exemplo, no incremento dos meios passivos de condicionamento, além da preocupação com os ganhos de calor pelo envelope da edificação.

Isso tudo ajuda a reduzir os impactos no meio ambiente e, consequentemente, nas mudanças climáticas. Conforme o portal Megacidades, essas transformações implicam na saúde pública, deixando pessoas em situações de vulnerabilidade.

Ao mencionar a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o portal afirma que as condições de conforto térmico afetarão milhares de pessoas. 

É simples! Há efeitos a curto, médio e longo prazo. Como no aumento nas mortes em decorrência das ondas de calor. A partir das mudanças climáticas, há mais incidência das alergias (asma e rinite), com intensidade na duração dos sintomas. 

E tem mais: as enchentes e inundações tendem a aumentar à medida que a temperatura global se eleva. Isso pode causar, aproximadamente, 100 mil mortes e impactar mais de 2 bilhões de pessoas por ano, em todo o mundo.

A emissão de gases poluentes, causados pela falta de conforto térmico, pode gerar efeitos na qualidade de vida. O que aumenta o número de óbitos, danos físicos, infecções, doenças respiratórias, diarreias, desnutrição e impactos na saúde mental. 

Forros de madeira ecológica: a melhor solução para promover conforto térmico nos projetos

Forros de madeira ecológica

Acima, vimos qual é a importância de entender e aplicar o conceito de conforto térmico nos seus projetos. Depois, falamos do impacto disso não apenas como diferencial de mercado, mas também em prol da saúde pública.

A partir desse cenário, uma dúvida comum é: como investir no conforto térmico?

O forro de madeira ecológica é capaz de reduzir os efeitos da falta de conforto térmico nos projetos. Isso porque essa solução é composta por um material que oferece beleza, funcionalidade e segurança. Tudo ao mesmo tempo!

A madeira plástica (WPC) é uma opção sustentável à natural. Ela é desenvolvida a partir de uma mistura de resíduos de madeira, resina plástica e polietileno (PE) reciclado. A WPC é 100% reciclável e sustentável em toda a sua cadeia.

Entre as vantagens está a sua baixa condutividade térmica. Os forros sustentáveis garantem uma redução eficiente na radiação solar e na refração. Assim, todo o consumo de energia é diminuído, aprimorando a sensação térmica interna.

Possui níveis de emissão de formaldeído e benzeno volátil inferiores aos determinados pelas normas ambientais. Ou seja, além de garantir sustentabilidade, a madeira plástica promove maior bem-estar e qualidade de vida aos usuários.

Cabe destacar outras propriedades importantes que também contribuem para o conforto. Por exemplo, é possível incorporar materiais acústicos projetados para ampliar a absorção e reduzir a transmissão de som. 

Conforme a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (Pro Acústica), a poluição sonora é uma das maiores causadoras de doenças. Ela está à frente da água e atrás da do ar. 

Isso porque o ruído em excesso é responsável por causar problemas, como perda auditiva, alterações no sono, irritação, depressão, zumbido, agressividade e perda de desempenho cognitivo.

Por fim, saiba também que essa matéria-prima é resistente ao fogo, aos raios UV (ultravioleta), à água, a intempéries e pragas. Bem como possui propriedades anti-envelhecimento, o que aumenta consideravelmente o seu custo-benefício.

Para conhecer mais diferenciais e ganhos da madeira plástica, clique no botão abaixo e realize o download gratuito do nosso guia completo.

Tudo que você precisa saber sobre madeira plástica: acesse e baixe o conteúdo da Lesco!

Forro de madeira plástica é com a Lesco

Os forros de madeira plástica da Lesco oferecem os benefícios apresentados e muito mais. Isto é, além de promover conforto térmico e acústico, esse produto é capaz de proporcionar maior segurança.

A solução conta com um material autoextinguível e altamente resistente ao fogo. Tem a comprovação do teste de risco de incêndio precoce AS15030.3 assim como todos os nossos produtos.

Para completar, os forros Lesco são de fácil instalação. Inclusive, eliminam a aparência desagradável de parafusos, pregos ou orifícios. O que resulta em um acabamento limpo e liso.

São mais de 20 anos no mercado, sendo referência no desenvolvimento de soluções assertivas e confiáveis a partir da madeira plástica. Somos líderes no setor por fazer o uso eficiente de materiais em polímero.

Para conhecer mais da nossa história e autoridade, clique aqui e acesse nosso conteúdo de blog sobre a experiência Lesco!

Compartilhe

Veja também