Blog

Como desenvolver uma obra ecológica?

Como desenvolver uma obra ecológica?

Atualmente, há uma maior busca pelo desenvolvimento de uma obra ecológica. Isto é, o mercado tem procurado investir mais em projetos ambientalmente corretos. Então, se você deseja obter sucesso nos seus empreendimentos, comece já a projetar construções mais sustentáveis. 

E para te ajudar nesse processo de adaptação, reunimos neste texto dicas de como promover obras mais sustentáveis. Além disso, reforçamos os impactos ambientais do setor. 

Para conferir tudo isso, basta continuar a leitura!

Quais são os impactos de uma obra ecológica?

Uma obra ecológica é a solução mais segura e confortável para os envolvidos no projeto e, claro, para o meio ambiente. Afinal, não é nenhuma novidade os impactos ambientais causados pela construção civil!

Segundo dados reunidos pelo Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), o setor é responsável por consumir 75% dos recursos naturais extraídos. E são geradas, anualmente pelas empresas, 80 toneladas de resíduos de obra.

Acrescenta-se, conforme um estudo sobre o assunto, dados das Nações Unidas. A  construção consome 40% de toda energia, extrai 30% dos materiais do meio natural e gera 25% dos resíduos sólidos. E também usa 25% da água e ocupa 12% das terras. Ela é, ainda, responsável por aproximadamente 1/3 das emissões de gases de efeito estufa.

Esses números resumem alguns dos principais efeitos causados pelas operações da construção civil. Mas é preciso ressaltar que há a possibilidade de reduzi-los com a ajuda de obras ecologicamente corretas.

Conforme o GBC Brasil, ao apontar um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvad, os prédios verdes arrecadaram US$ 6 bilhões em benefícios combinados para a saúde e o clima ao longo de 16 anos.

E com o aumento da tendência do ESG (fatores quanto ao meio ambiente, desenvolvimento social e governança), sobe também a procura por obras ecológicas pelos consumidores e parceiros. O ESG é o principal critério para investimentos. Segui-los é o mesmo que garantir maior evolução mercadológica e financeira.

Já outro artigo da CGB, afirma que, com o ESG, é possível reduzir em 40% o consumo de água, 30% o de energia elétrica, 35% a emissão de dióxido de carbono e 65% a geração de resíduos. 

Portanto, a busca pelo desenvolvimento de uma obra ecológica é fundamental para promover a preservação ambiental. Assim como para garantir melhores oportunidades para o seu projeto.

Como obter uma construção sustentável?

Atualmente, para estar em conformidade com as demandas do mercado, dos clientes e dos investidores, é preciso apostar em obras sustentáveis. E como vimos ao longo do texto, há inúmeros efeitos positivos para o meio ambiente e para o seu negócio. 

Então, para te ajudar a desenvolver uma obra ecológica, reunimos aqui alguns passos importantes. Confira a seguir a lista e comece a praticar mais o conceito de construção sustentável.

Tenha um planejamento sustentável

O primeiro passo para o desenvolvimento de uma obra ecológica é quanto ao planejamento sustentável. Segundo um artigo sobre o assunto, esse é o momento mais importante. 

Essa é a etapa referente às tomadas de decisões quanto às intervenções que poderão integrar a obra. Sempre com base nos impactos ao meio ambiente, evitando danos a curto, médio e longo prazo.

Para isso é necessário selecionar e contratar profissionais, pensando na montagem de equipe multidisciplinar, ou que seja focada nessa visão. Após isso, deve-se realizar a conscientização dos envolvidos quanto ao tipo de obra e preparar os elementos para a Análise de Ciclo de Vida da obra.

O importante aqui é prever possíveis efeitos ao meio ambiente e planejar ações para reduzi-los. Sempre tentando evitar desperdícios, perdas de materiais e gastos desnecessários.

Nesse momento, o ideal, também, é que a gestão de obra foque nos seguintes aspectos, ainda segundo o artigo:

  • – Plano para gestão dos recursos humanos e materiais;
  • – Criação de programa de segurança do trabalho e saúde;
  • – Gestão da mão-de-obra, treinamentos, programas de caráter sócio-ambiental envolvendo funcionários e respectivos familiares;
  • – Programação de compras.

Faça a gestão dos resíduos sólidos

Como vimos anteriormente, para obter uma obra ecológica é fundamental a correta estruturação da gestão. Ela precisa ser capaz de administrar os resíduos sólidos de toda a obra. Sempre atendimento às normas e resoluções específicas. Como, por exemplo, a Conama 307 e leis municipais.

Inclusive, é possível contar com a ajuda de uma empresa especializada para esse tipo de gestão. Ou, até mesmo, você poderá criar um sistema de gestão de resíduos, com um plano de manejo específico junto aos fornecedores

Será o papel dessa gestão, também, realizar o descarte correto dos resíduos, procurando sempre armazená-los e manuseá-los corretamente.

Foque na eficiência energética e na economia de água

Também é de extrema importância para o desenvolvimento de uma obra ecológica, o foco na eficiência energética e na economia de água

Para esse primeiro, o objetivo aqui é realizar a conservação e economia de energia. Assim como, aqui é preciso contar com fontes de energia renováveis para obter maior controle quanto aos impactos ambientais. 

A administração também deve visar o controle de emissões eletromagnéticas e do calor gerado no ambiente construído e no entorno. Além disso, é preciso realizar estudos quanto ao consumo energético de forma a projetar o empreendimento da maneira mais econômica possível, ainda segundo o artigo citado anteriormente.

Por fim, quanto à economia e gestão da água, o principal objetivo é reduzir e controlar o consumo desse recurso natural. Vale destacar que ele pode ter sido fornecido ou obtido junto a fontes.

Para isso, o cuidado deve ser quanto a não contaminação da água e dos corpos receptores. Sendo, também, fundamental tratá-las quando necessário para reaproveitá-las. Uma boa dica aqui é aproveitar parte da água pluvial e de fontes disponíveis.

Tenha um cuidado especial com o layout do canteiro de obras

O layout do canteiro de obras deve ser planejado com foco na sustentabilidade para que possa ser aplicada uma obra ecológica. A falta de cuidado com esse espaço pode acarretar desperdícios. 

Isto é, a localização, locomoção e manuseio de materiais podem sofrer efeitos negativos, dependendo do layout. E isso pode ocasionar perdas de tempo, materiais e até acidentes. O que, consequentemente, gera uma obra insegura para a saúde do meio ambiente, física dos envolvidos e financeira do projeto. 

Além disso, é importante reforçar os cuidados necessários com informativos e placas de sinalização. E, sempre que necessário, treine seus colaboradores.

Use produtos e materiais verdes

Por fim, é extremamente importante o uso de produtos e materiais verdes em uma obra ecológica! Isto é, busque utilizar todos aqueles que, em todo seu ciclo de vida, não afetaram, e não vão afetar, o meio ambiente de nenhuma forma.

Podemos usar aqui como exemplo os Revestimentos Sustentáveis. Eles são fabricados com base no menor consumo de energia. O intuito desse material é reduzir desperdícios e promover maior vida útil ao empreendimento. Bem como, gerar qualidade de vida dos profissionais envolvidos, dos compradores e da comunidade.

Eles promovem qualidade estética sem causar impactos ambientais porque são feitos de madeira plástica (WPC). Essa é uma solução que imita a madeira natural. Contudo, a WPC é o resultado de uma mistura de resíduos de madeira com resina plástica, sendo uma opção 100% reciclável e ecologicamente correta.

Os revestimentos sustentáveis também garantem beleza estética ao projeto. Afinal, o acabamento e as suas cores tendem a ser parecidos com a madeira natural. O que não afeta em nada a qualidade do acabamento.

E agora?

Use essas dicas para começar a promover mais construções sustentáveis. O importante é ir se adequando a elas e fazendo os ajustes necessários.

E agora que já conhece os principais passos para o desenvolvimento de uma obra ecológica, recomendamos que conheça um pouco mais sobre a WPC (madeira plástica).

Para te ajudar, reunimos, em um guia gratuito, as principais informações sobre esse material, bem como benefícios e diferenciais. Para ter acesso a ele, basta clicar no botão abaixo e realizar o download.

Compartilhe

Veja também