Como aliar design e sustentabilidade em seus projetos?
Se engana quem ainda acredita ser difícil alinhar design e sustentabilidade na idealização de projetos. Inclusive, atualmente, beleza e eficiência são sinônimos de soluções ecológicas.
Ficou curioso? Então, para entender mais sobre o contexto atual e como juntar esses dois elementos, continue a leitura. Reunimos neste texto tudo que você precisa saber sobre o assunto!
Boa leitura!
É possível juntar design e sustentabilidade?
Sim! É completamente possível juntar design e sustentabilidade! Atualmente, esses elementos andam lado a lado na construção de projetos mais eficientes, duradouros e mais bonitos. Isso mesmo, mais bonitos!
Não há mais a percepção de que tudo que é ecologicamente correto possui uma estética inferior ao que é considerado “normal”. Muito pelo contrário! O que acontece no contexto atual é o reflexo do comportamento dos clientes ao optarem por essas soluções, justamente por serem mais belas e ecológicas.
Basta utilizarmos dados de uma pesquisa da Opinion Box para exemplificar um pouco mais essa nova conduta. Segundo o estudo, 62% dos brasileiros preferem pagar mais caro por produtos que agridem menos o meio ambiente.
Além disso, o artigo aponta para mais números importantes:
- 62% consideram a sustentabilidade em um momento de decisão de compra. Sendo que desses, 26% levam muito em consideração;
- 37% dos clientes já deixaram de consumir os produtos ou serviços de alguma empresa por não serem sustentáveis;
- 82% dizem que empresas com práticas sustentáveis possuem mais chances de conquistá-los;
- 81% afirmam se sentir mais satisfeitos ao comprar produtos sustentáveis.
Portanto, não seguir essa demanda é o mesmo que ficar para trás em um mercado tão competitivo. Afinal, o cliente irá, como vimos acima, em busca de um arquiteto comprometido com a sustentabilidade do projeto.
Vale destacar que, com a crescente das práticas de ESG, as empresas e profissionais que possuem a preservação da natureza como norte, costumam ser mais valorizados no mercado. Seja por clientes, parceiros, fornecedores e até mesmo investidores. Com isso, todo o setor passa a enxergar o seu serviço com maior credibilidade e autoridade.
Então, em resposta a essas exigências e mudanças comportamentais do mercado todo, hoje não é mais preciso escolher uma característica em detrimento da outra. É extremamente possível apostar em design e sustentabilidade, ao mesmo tempo, nos seus projetos.
Como promover essa união?
Para promover a união entre design e sustentabilidade, basta apostar em soluções ecologicamente corretas. Essa é a principal forma de aliar os dois elementos, de maneira a construir projetos bonitos, eficientes e sustentáveis.
É possível, também, se inspirar no Design Biofílico. Essa é uma tendência que visa realizar a incorporação do que é natural nos projetos. O intuito é gerar espaços mais confortáveis, promovendo o bem-estar para moradores e visitantes.
Na arquitetura, o design biofílico colabora para a recuperação de ambientes com o foco no equilíbrio entre a natureza e o ser humano. Usar esse estilo como inspiração ajuda a conectar, ainda mais, o design e a sustentabilidade.
Portanto, a maneira mais fácil, simples e efetiva de juntar design e sustentabilidade é através do uso de soluções verdes. Um bom exemplo de materiais sustentáveis são aqueles que contam com a madeira plástica (WPC).
Essa é uma solução resultante da mistura de madeira com resina plástica ou da combinação de diferentes resíduos plásticos. Acrescenta-se a essa fórmula a utilização de fibras naturais e materiais reciclados.
Isso não só gera maior preservação ao meio ambiente, como também promove benefícios quanto às cargas inorgânicas no reforço termoplásticos. Além disso, essa solução é bem mais leve e menos abrasiva.
Vale destacar que ela não racha, incha ou apodrece. Assim como é antimofo, resistente à água e pragas, e não causa odores. Possui proteção contra raios UV e maresia, o que dificulta infiltrações e danificação por intempéries.
Por ser leve e de fácil instalação, ela gera economia e baixa manutenção. Ou seja, elimina a possibilidade de erros, retrabalhos e resíduos. Podendo ser facilmente colada, pregada, instalada, serrada, perfurada, revestida e aplainada.
Logo, também facilita a limpeza, causando versatilidade e valorização do projeto.
Conheça os revestimentos sustentáveis Lesco!
Os revestimentos sustentáveis Lesco são excelentes opções para garantir o alinhamento entre design e sustentabilidade! Essa é uma solução que promove qualidade estética sem gerar qualquer impacto ao meio ambiente.
Afinal, eles são fabricados com base no menor consumo de energia possível. São 100% recicláveis e ainda reduzem os desperdícios e os efeitos na natureza em toda a sua cadeia. Ou seja, desde a produção até a aplicação.
Todos os produtos Lesco garantem beleza e durabilidade a qualquer decoração. Dessa forma, pode-se criar designs únicos, promovendo alto padrão estético ao projeto. Essa é uma maneira de garantir o sucesso por completo dos resultados.
Cabe ressaltar que os revestimentos sustentáveis Lesco possuem autoridade de quem é líder no mercado. Isso se dá pela nossa dedicação em fazer o uso eficiente de matérias em polímero.
Fazemos isso porque nosso objetivo é promover uma economia cíclica de baixo índice de poluição. Tudo isso sem gerar qualquer impacto à qualidade e à estética dos produtos.
A fórmula da madeira plástica utilizada na fabricação dessas soluções é única e originada em Singapura. Atualmente, ela se encontra em sua segunda geração para garantir a melhoria contínua e a adequação com as demandas do mercado.
Dessa maneira, conseguimos oferecer ao setor o que há de mais bonito e sustentável. Os nossos revestimentos são separados por linhas, sendo elas:
- Revestimentos externos;
- Revestimentos internos;
- Brises;
- Forros;
- Decks.
Eles podem ser destinados à criação de painéis para diferentes aplicações. E sua aparência idêntica à madeira natural também promove uma infinidade de possibilidades e soluções para o arquiteto.
Eles contam com baixa condutividade térmica, reduzindo a radiação solar e a refração. O que gera redução do consumo de energia e conforto térmico. Além disso, todos eles possuem características retardantes ao fogo, garantindo maior segurança aos compradores e vida útil ao projeto.
Comece agora a promover o alinhamento entre design e sustentabilidade!
Como vimos ao longo do texto, é completamente possível obter design e sustentabilidade em um projeto sem um sobrepor ao outro. E para isso é necessário contar com soluções ecologicamente corretas.
Cabe relembrar que a preocupação com o uso de materiais sustentáveis também é responsável por gerar maior vida útil ao empreendimento. Assim como, qualidade de vida dos profissionais envolvidos, clientes e comunidade.
Então, para começar a promover projetos mais responsáveis, conte com a Lesco e invista em revestimentos sustentáveis. Baixe gratuitamente o nosso catálogo para conhecer todos os detalhes e diferenciais de nossas soluções.