Blog

Conheça as tendências em arquitetura para 2023!

Conheça as tendências em arquitetura para 2023!

As tendências em arquitetura para 2023 são o reflexo do comportamento atual de consumo. As novas perspectivas quanto às responsabilidades sociais e ambientais têm gerado grandes impactos em diferentes setores, inclusive o da arquitetura e design. 

Ficou curioso? Então continue a leitura para conferir mais detalhes sobre o assunto e ter acesso à lista com as principais novidades.

Qual é o cenário das tendências em arquitetura para 2023?

Antes de listarmos as tendências em arquitetura para 2023, precisamos destacar alguns pontos importantes que fizeram esse ser o cenário atual do setor. Todos eles são consequências da pandemia da Covid-19. 

Já possuímos consciência dos impactos causados à saúde física e emocional desse período. Contudo, precisamos refletir como a mudança de comportamento afetou a relação com os espaços. 

Isto é, com a quarentena e o distanciamento social, as casas passaram a ser o centro de todas as atividades. Dessa forma, 68% das pessoas realizaram reformas nesse período, conforme uma pesquisa realizada em 2021, citada pela Agência Brasil.

O intuito dessas mudanças era tornar o espaço confortável, multifuncional e com foco no bem-estar. Em outras palavras, a casa precisava ter espaços para a prática de exercícios, relaxamento, trabalho e todas as atividades realizadas em outros ambientes. 

A adaptação teve que ser realizada com rapidez, otimizando os detalhes e maximizando as funções de cada cômodo. 

Para além dessas mudanças, o distanciamento social também resultou em preocupações sociais quanto à saúde pública e ambiental. Portanto, a busca pelo contato com a natureza e a preservação da mesma aumentaram consideravelmente. 

Mas como isso afeta a arquitetura e design depois de 3 anos? Além da preocupação em tornar os ambientes mais confortáveis e funcionais, foi crescendo a necessidade de trazer os elementos naturais para dentro de casa. 

Segundo o Pinterest Predicts 2023, a tendência “Planeta água” corresponde às pessoas que desejam viver de um jeito mais verde. Logo, estão de olho em soluções sustentáveis para poupar e revitalizar o recurso natural em casa. Como desde os projetos arquitetônicos até coletores de chuva para o quintal.

Então, afirmamos que as relações de consumo, sociais e ambientais sofreram impactos consideráveis, que ainda permanecem, por conta da pandemia. E diante deles listamos a seguir as principais tendências de arquitetura em 2023.

Formas orgânicas e formatos arredondados

As formas orgânicas e formatos arredondados são uma das tendências da arquitetura em 2023. Assim como todas que veremos a seguir, ela também é um resultado das mudanças comportamentais atuais. 

Esse modelo de decoração está relacionado aos sentimentos de delicadeza e suavidade. E é justamente essas emoções que geram conforto estético e bem-estar, despertando afetividade. 

Para acrescentar, esses formatos são semelhantes aos vistos na natureza e, por isso, casam perfeitamente com os elementos referentes ao meio ambiente. Gerando, assim, ainda mais a sensação de segurança, comodidade e saúde.

Eles são vistos mais em móveis e itens decorativos, mas nada os impede de estarem presentes nos pisos e paredes, por exemplo.

Cores naturais

As cores naturais seguem a mesma linha de raciocínio apresentada até aqui. Mas elas são reforçadas, ainda mais, se trouxermos como exemplo as cores definidas para 2023 de acordo com as principais marcas. 

Segundo a Suvinil, a cor do ano é a Calcita Alaranjada, que faz parte da edição limitada da marca “Cores da Terra”. Esse é um tom que utiliza o laranja e o marrom, para chegar a cor “terrosa de energia e inovação”.

Já a Coral afirma que a cor do ano é o Silêncio do Inverno. Em um tom de marrom claro, a marca diz que a cor é positiva, natural e “faz com que nos sintamos conectados com a natureza e melhora a sensação de nossa casa”.

E por fim, a PANTONE aponta que o “Viva Magenta” é a cor de 2023 porque é “enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor”.

Como podemos observar, todas elas fazem referência ao meio ambiente e os tons encontrados com maior frequência nesses espaços. Sua combinação com os verdes e azuis reforçam ainda mais a atmosfera desejada.

Isso porque, além de gerar uma conexão com a natureza, essas cores também geram naturalidade aos espaços, aconchego e tranquilidade. Juntamente com as texturas amadeiradas em painéis ou móveis, por exemplo, podem ampliar ainda mais esses efeitos.

Decoração confortável e multifuncionalidade

A busca pelo conforto é o centro de todas essas tendências, até mesmo as referentes à natureza. Isso porque elas remetem à ancestralidade e aos momentos mais simples.

A decoração confortável é um estilo que foca na construção de espaços aconchegantes e tranquilos. Para isso, são utilizados tecidos, texturas e objetos artesanais, agradáveis e multifuncionais. 

Com isso, os ambientes são otimizados e integrados, gerando sensações de amplitude, fluidez e, consequentemente, conforto. Afinal, os cômodos serão melhor aproveitados, gerando mais espaço e eliminando qualquer sensação que remeta ao aprisionamento.

Iluminação natural

A iluminação natural será um elemento importante para a decoração neste ano. Essa tendência arquitetura 2023 não somente possui o papel de iluminar os ambientes, mas como também de valorizar os espaços. 

Os projetos deverão considerar o impacto desse componente para destacar detalhes, aproveitando para construir ambientes relaxantes, confortáveis e, mais uma vez, em contato com a natureza. 

Juntamente com a iluminação artificial, ela poderá gerar tranquilidade e beleza estética. E se aplicado as outras tendências apresentadas até aqui, como os formatos orgânicos, poderá causar modernidade à decoração.

Design biofílico

O design biofílico é o resumo de tudo que abordamos ao longo do texto. Essa é uma categoria destinada à geração de ambientes mais saudáveis, contemporâneos, produtivos e naturais. 

Aqui são utilizados plantas, produtos naturais, madeira, iluminação natural, pedras, cores terrosas e tudo aquilo que remete à vida. Afinal, o termo é proveniente de “biofilia”, que pode ser entendido como o “amor à vida”. 

O importante é trazer os elementos dos ambientes externos para os internos e, assim, gerar mais contato com a natureza.

ESG e sustentabilidade

E por fim, o ESG e a sustentabilidade são as grandes tendências em arquitetura para 2023 e em diversos setores da sociedade. 

De acordo com uma pesquisa da PwC, os fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) continuam a afetar os comportamentos de compra do consumidor. 

Esse é um conceito que aborda a sustentabilidade por completo nas empresas, desde o compromisso com os direitos humanos, passando pela diversidade e transparência do negócio, até as ações que visam preservar comunidades e o meio ambiente. 

E conforme aponta a pesquisa, 30% dos consumidores afirmam que os fatores ambientais influenciam seu comportamento de compra de um produto ou serviço.

Portanto, para garantir a satisfação dos seus clientes e o fechamento de novos projetos, o ideal é apostar nessas tendências e, principalmente, na sustentabilidade.

Na arquitetura, os projetos precisam não só contar com materiais, revestimentos e elementos sustentáveis, como, também, devem garantir o bem-estar e o melhor uso dos recursos naturais.

E então?

Podemos concluir que a sustentabilidade, a natureza e o conforto são os principais elementos e que resumem bem as tendências em arquitetura para 2023. 

Seguir essa lista promoverá projetos atuais, modernos, atentos às demandas, conscientes e responsáveis social e ambientalmente. 

E se você gostou desse conteúdo e deseja ter acesso a mais como este, recomendamos que visite a nossa página de blog.

Compartilhe

Veja também