7 problemas em obras que podem ser evitados na compra de materiais
Infelizmente, ainda há problemas em obras que ocorrem com grande frequência na construção civil. Isso todo mundo já sabe! Mas o que nem todo mundo considera é que os materiais são os principais causadores dessas adversidades.
Por isso, ao longo do texto reforçamos os impactos da baixa qualidade dos insumos adquiridos para a obra, apontando 7 dos principais problemas.
Continue a leitura para conferir!
Como evitar os problemas mais comuns em obras?
É completamente comum que ocorra diversos problemas em obras. Há inúmeros motivos para que eles aconteçam e geralmente alguns deles poderiam ter sido evitados com o desenvolvimento de um bom planejamento.
Mas e quando tudo foi projetado e idealizado corretamente e mesmo assim ainda há diferentes adversidades acontecendo no canteiro? Nesse caso, eles poderão estar relacionados com a compra de materiais.
Isso porque ainda há grandes erros na execução da obra que são causados por suprimentos de baixa qualidade. Entretanto, ressaltamos que não há mais espaço para imprevistos como estes, devido ao aumento da competitividade do setor.
Inclusive, você sabia que a indústria da construção tem mais de 131 mil unidades de empresas ativas? E que, em 2020, executou mais de 315 milhões de obras e serviços de construção?
Pois é! Esses dados da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC) só reforçam a necessidade de garantir excelentes resultados para promover um maior destaque mercadológico.
Em meio a concorrência acirrada, o que poderá contribuir com a decisão do possível cliente é sua autoridade e credibilidade em outros projetos. Afinal, 58% dos consumidores compartilham boas experiências e 92% confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra propaganda.
Isto é, a apresentação de empreendimentos que deram certo ou que ficaram prontos antes do tempo estipulado, sem afetar a qualidade, poderá ser essencial para o encantamento do cliente.
Portanto, para garantir o aumento de oportunidades, é fundamental o investimento em insumos de boa qualidade para evitar os mais diversos problemas em obras. Afinal, não adianta contar com uma mão de obra qualificada se o material utilizado possui baixa resistência.
Para conhecer melhor as adversidades mais comuns e entender como elas podem ser evitadas na compra de materiais, continue a leitura. Listamos, a seguir, 7 deles!
1 Atraso
O atraso é um dos principais problemas em obras. E uma de suas principais causas é a baixa qualidade e resistência dos materiais utilizados. A falta de produtividade aqui não é atrelada a mão de obra e, sim, a falta de resistência do material.
Um insumo fraco tende a quebrar com mais facilidade, aumentando o tempo de paralisação das atividades. E se ainda há problemas com o controle de estoque, a espera pela compra de novos materiais pode gerar mais atrasos.
Portanto, para o cumprimento de prazos e respeito do orçamento é fundamental o uso de materiais com alta taxa de resistência.
2 Desperdício
Infelizmente o desperdício é o segundo dos mais comuns problemas em obras. Ele está diretamente interligado ao anterior porque a perda de produtividade causa desperdício de tempo e de material, gerando maiores custos para o projeto.
Segundo dados reunidos pela Sienge, em média, são gastos até 8% a mais de material do que o necessário graças às perdas. E são estimados que 33% do valor da obra vira entulho. Para complementar, o tempo de perda de mão-de-obra pode chegar a 50% do total.
Sendo assim, a compra de materiais eficientes, leves, seguros, duráveis e de fácil instalação não só garante alta produtividade como evita desperdícios e aumento de custos.
3 Falta de resistência à água
A falta de resistência à água pode causar alguns dos problemas em obras. O primeiro deles está relacionado a mudanças de tempo repentinas. Caso, durante a execução ocorra uma chuva inesperada, grande parte desse material, de baixa qualidade, será perdido.
Além disso, essa característica do material pode gerar ainda mais adversidades durante o armazenamento e estoque. Se essa for uma falha recorrente da gestão, a umidade poderá ser um dos efeitos a gerar desperdício de material.
E, claro, caso o material rache, inche ou apodreça, as chances de gerar infiltração no empreendimento serão bem maiores. O que, por consequência, pode gerar mofo, corrosão da estrutura e prejuízos na parte elétrica, por exemplo.
Logo, é extremamente importante a busca por materiais resistentes não só a quedas e impactos, como também à água.
4 Envelhecimento da madeira
O envelhecimento da madeira é destinado aos insumos que utilizam essa matéria-prima. Destacamos que esse problema gera impactos no resultado final do empreendimento.
Nem sempre é considerada algumas alterações recorrentes que ocorrem na madeira com o passar do tempo. Afinal, a madeira não costuma envelhecer de maneira nobre. Sua aparência não permanecerá a mesma.
Como, por exemplo, há possibilidade de desenvolvimento de pequenas fissuras, manchas, acinzentamento, estufamentos, pintura desbotando por conta do sol e tábuas que começam a soltar na fachada.
Portanto, neste caso, é possível optar pela madeira plástica (WPC). Essa é uma opção mais sustentável, resistente a pragas e água, que não causa mofo ou problemas com cupins, e não precisa de manutenção ou de repintura.
E ainda é durável, leve e de fácil instalação. Tudo isso com o aspecto natural da madeira comum.
5 Manutenções
Esse é também um dos problemas em obras que nem sempre é considerado durante a fase de compra de materiais. Contudo, não adianta evitar todos os erros citados acima, se o material escolhido possui alta taxa de manutenção.
Isso só resultará em mais desperdício de tempo e recurso, atrasos, paralisação, gastos inesperados e todas as avarias que apontamos até aqui.
Em outras palavras, durante a compra de materiais, deve-se considerar os possíveis agentes capazes de afetar a vida útil dos projetos. Como vimos acima, as características de cada suprimento podem gerar problemas que não foram planejados.
Mas isso não significa que é necessário excluir o uso de um material específico. Basta encontrar uma opção com maior qualidade, resistência, durabilidade e eficiência para promover alta produtividade e saúde financeira ao empreendimento.
E, assim, assegurar a qualidade por completo do projeto e a satisfação do cliente final.
6 Complicações na gestão financeira
E todos os problemas em obras causados pela má qualidade dos materiais apresentados até então geram complicações na gestão financeira. Isso porque, a compra não planejada de novos insumos devido a quebras, por exemplo, gera impactos no orçamento do empreendimento.
O intuito é promover economia a longo prazo, evitando gastos com a manutenção e a operação. Para isso, deve-se realizar a aquisição de materiais com alto custo-benefício, e com baixa ou nenhuma taxa de manutenção.
Logo, durante a compra, é fundamental a consideração de fatores como função, acessibilidade, confiabilidade, resistência, facilidade de uso e reparo. Para, assim, gerar um maior equilíbrio entre custos e ciclo de vida do empreendimento.
7 Acidentes
Por último, não há como deixar de mencionar que materiais fracos podem causar acidentes de trabalho. A quebra e falta de resistência deles resulta em problemas em obras para além da execução.
De acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), a construção civil está entre os setores com maior risco de acidentes de trabalho. Sendo o primeiro do país em incapacidade permanente, o segundo em mortes e o quinto em afastamentos com mais de 15 dias.
Dessa forma, é dever da construtora e do comprador garantir a integridade, saúde física e o bem-estar da mão de obra.
Além disso, um profissional confortável e sem preocupações quanto a sua segurança tende a ser mais engajado e produtivo.
Próximo passo
Vimos ao longo do texto que, para obter alta produtividade e qualidade, é fundamental contar com materiais de excelente custo-benefício.
Para isso, deve-se pesquisar fornecedores com autoridade e credibilidade para garantir insumos eficientes, seguros e resistentes, como a Lesco.
A empresa brasileira é líder em design, fabricação e fornecimento de produtos com madeira ecológica (WPC). Já são 13 anos de atuação no mercado, sendo parceiros de grandes construtoras nacionais e internacionais.
Para conhecer mais dos produtos Lesco, basta realizar o download gratuito do nosso catálogo clicando aqui.