Saiba mais sobre o GBC Brasil!
A GBC Brasil visa promover sustentabilidade, qualidade e eficiência à indústria da construção. A organização contribui em todas as fases do empreendimento com o intuito de garantir os melhores resultados e a preservação do meio ambiente.
Ficou curioso e deseja entender mais do assunto? Então, continue a leitura para conferir as principais informações quanto ao GBC e seus impactos.
Mas afinal, o que é o GBC Brasil?
O GBC Brasil é uma organização não governamental que possui o intuito de fomentar a indústria de construção sustentável no país. Contudo, essa é uma entidade mundial que trabalha em prol da sustentabilidade. De maneira independente e sem fins lucrativos.
A sigla vem do termo em inglês, Green Building Council. Ou seja, aqui são reforçados os impactos ambientais e sociais das edificações verdes (Green Buildings).
Portanto, o GBC visa incentivar a construção de empreendimentos que seguem a prática, auxiliando, direcionando e integrando os esforços. Por isso, atua junto ao governo e empresas para assegurar construções mais responsáveis ecologicamente.
Segundo a GBC Brasil, o movimento já se encontra presente em 80 países, atuando em todas as fases de uma edificação em busca da transformação da indústria da construção.
No Brasil, a GBC possui atividades e projetos em todo o território nacional. De acordo com dados reunidos pela Forbes, o país é o 5º do mundo, entre 180, com o maior número de edificações verdes certificadas.
Em outras palavras, já são mais de 1.500 construções sustentáveis nacionais, sendo 641 registradas e 50 milhões de metros quadrados que ainda buscam a Certificação GBC Brasil.
O certificado que garante o “verde” do projeto é o LEED (Leadership In Energy And Environmental Design). Ele é conferido pela GBC àqueles que se adequam aos critérios energéticos e ambientais.
Para isso, são analisadas as seguintes categorias:
- Implementação (IMP);
- Uso eficiente da água (UEA);
- Energia e atmosfera (EA);
- Materiais e recursos (MR);
- Qualidade ambiental interna (QAI);
- Requisitos sociais (RS);
- Inovação e projeto (IP);
- Créditos regionais.
Além disso, eles são divididos em níveis Verde, Prata, Ouro e Platina conforme a pontuação referente ao atendimento de cada categoria. Isso demonstra o grau de desempenho ambiental e de investimentos tecnológicos do projeto e construção, segundo a GBC.
Quais são os impactos dessa certificação?
Como vimos, para construir edifícios verdes é necessário garantir que a concepção, planejamento, construção e operação sejam completamente sustentáveis.
Isto é, deve-se focar no uso eficiente de energia, na redução do uso de água, na conservação de materiais e de recursos. Assim como no investimento em itens de baixa manutenção e na promoção da qualidade do ambiente interno e externo.
Logo, o GBC Brasil é um movimento responsável por garantir a preservação dos recursos naturais, já que, atualmente, eles estão ficando cada vez mais escassos. Bem como, assegura a proteção ao meio ambiente. Afinal, 79% das emissões de gases de efeito estufa são causadas por projetos de infraestrutura.
Mas, para além da conservação ambiental, as ações do GBC Brasil também promovem conforto, saúde e bem-estar aos envolvidos em cada projeto. Como, os residentes, trabalhadores e comunidades no entorno.
Somados a isso, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), citados pelo Exame, o reconhecimento de uma edificação sustentável pode gerar uma valorização por metro quadrado no aluguel de 4% a 8%.
Isso reforça a predisposição de investimento que as pessoas possuem quando o imóvel é sustentável. O valor agregado, portanto, também é percebido por todo o mercado, ou seja, por parceiros e stakeholders também.
Em resumo, segundo a GBC Casa Brasil, a certificação gera benefícios como:
- Redução dos custos operacionais ao longo do ciclo de vida da edificação;
- Qualidade da edificação e desempenho técnico;
- Redução de consumo de água, energia, resíduos enviados para aterros e emissões de gases de efeito estufa;
- Diferencial competitivo do imóvel (velocidade de comercialização e valorização);
- Qualificação para descontos fiscais e outros incentivos financeiros.
Tudo isso colabora para uma indústria da construção mais responsável e consciente. O que, consequentemente, proporciona preservação ambiental, satisfação ao cliente final, maior destaque mercadológico e qualidade no resultado.
Por que é preciso contar com empresas que tenham esse princípio?
As empresas que seguem os princípios da sustentabilidade disseminados por organizações como a GBC Brasil tendem a ser a melhor opção para se ter como parceiro.
Afinal, isso atesta que, em seus serviços e soluções, ocorre uma certa preocupação com a garantia da preservação através do que há de mais moderno, inteligente e atualizado no mercado.
Como vimos acima, o GBC avalia o grau de desempenho e investimento tecnológico no projeto e na própria construção. Portanto, além de assegurar qualidade e segurança, esses princípios também indicam que o que é fornecido possui alta tecnologia e eficiência.
E ainda, garante o alcance das mais recentes demandas dos consumidores atentos e preocupados com o meio ambiente.
Dessa maneira, o foco desses fornecedores sempre será a entrega de sustentabilidade, sem afetar a qualidade da solução e a satisfação do cliente final.
Sendo assim, contar com parceiros que possuem a sustentabilidade como um norte em suas operações é fundamental para promover excelência, eficiência, performance e preservação. Tudo em um único produto!
E lembre-se! Projetos que seguem essa prática possuem maior destaque mercadológico, contribuindo para o retorno de qualquer investimento necessário.
Conheça a Casa Treliça, um projeto Lesco!
A Lesco é uma empresa brasileira líder em design, fabricação e fornecimento de produtos com madeira ecológica (WPC). Cabe destacar que esse material é feito a partir de sobras de madeira e plásticos reciclados.
Por isso, possuímos a sustentabilidade como principal bandeira durante os nossos 13 anos de atuação no mercado brasileiro. Então, grandes construtoras nacionais e internacionais confiam em nosso trabalho. Assim como importantes e renomados arquitetos.
Isso porque nos preocupamos em contribuir com projetos que visam garantir a preservação do nosso meio ambiente. Asseguramos a sustentabilidade sempre com muita beleza e eficiência em nossos revestimentos.
E a Casa Treliça é um desses nossos grandes exemplos. Esse é um projeto dos arquitetos Galeria Arquitetos e Terra Capobianco, localizado em Alto de Pinheiros, Brasil, com 464 m².
A casa obedece a uma norma municipal de aproveitamento de espaço de terreno. Ou seja, ela promove o reaproveitamento da água das chuvas. Além disso, conta com painéis solares e com pinus auto clavados e carbonizados Lesco para garantir durabilidade e resistência às intempéries.
A casa foi certificada pelo Green Building Council Brasil, referência nacional em construção sustentável. E, de acordo com as diretrizes estabelecidas no GBC Brasil Casa, o projeto foi certificado no nível prata.
Para conhecer mais soluções Lescos e entender como é possível integrá-las às suas construções, clique aqui e realize o download gratuito do nosso catálogo.